segunda-feira, novembro 01, 2004

Faces e máscaras...

O ser humano é uma criação maravilhosa e extremamente complicada. Acho que jamais será possível explicar todas as coisas que se passam dentro de cada um de nós. Mas o mais interessante disso, é ver como os sentimentos de cada pessoa são demonstrados exteriormente. São expressados com faces e máscaras.

Tem dias em que estamos magoados, infelizes. E basta alguém olhar pra você que logo pergunta: " O que houve?... Porque essa cara?... Aconteceu alguma coisa?...". Neste momento, nosso interior "fala" através da face. Porém, tem vezes em que, mesmo nosso interior estando infeliz, ninguém percebe. É nessa hora que estamos usando uma máscara.

Usar máscaras é uma maneira que as pessoas encontram para esconder seus sentimentos diante da vida. Acho que isso acontece comigo. Não é que eu esteja sendo falsa diante das pessoas que me cercam. Mas, muitas vezes, tenho receio de incomodar os outros com meus problemas, minhas aflições, e acabo usando uma máscara para esconder o que está se passando comigo.

Talvez essa não seja uma atitude correta. Quem sabe, na maioria das vezes, se eu tivesse deixado de usar esta máscara, tivesse divido com alguém meus sentimentos, poderia ter ouvido uma palavra amiga, poderia ter me sentido muito melhor...

Não é somente nesses momentos em que usamos máscaras. Também fazemos isso quando estamos amando, arrependidos, com saudade, raiva... Na verdade, sempre que queremos esconder dos outros aquilo que realmente estamos sentindo.

Porém, acho que agir dessa maneira só complica as coisas. Porque não deixar que nossos sentimentos se expressem através de uma face feliz, triste, apaixonada, desapontada...?
É complicado, mas preciso retirar essas máscaras de minha vida... Tenho certeza que me sentirei muito melhor quando permitir que meus sentimentos se expressem livremente... Quando falar do que sinto, pra quem, talvez, desconheça esse sentimento...

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha amiga poetisa, escritora e filósofa, =) essa história das mascaras acontece com todo mundo. Mas o que acho de mais triste nisso tudo são aquelas pessoas que vivem de mascaras e criticam os que as tiram!

Estou gostando muito de vir aqui espiar o que escreves... =)

Um abraço bem apertaaaaaaaado