terça-feira, novembro 02, 2004

Amigos virtuais... mas também reais...

Internet... Ah sim, a Internet. Maravilhosa invenção dos anos 90. Claro que nada comparado as 7 maravilhas do mundo mas, convenhamos, de certa forma é uma invenção revolucionária.

Você já tentou se imaginar sem computador, ou então, sem Internet? Sem seus costumeiros e-mails, sem as conversas com os amigos, sem aquela visitinha básica aos seus sites favoritos?
O que você faria nos finais de semana em que fica em casa? É claro que tem muita coisa pra fazer (eu, particularmente, passo o tempo lendo um bom livro, ouvindo minhas músicas favoritas, ou então, vendo um filme, quando lembro ou tenho tempo pra alugar algum... hehe... se bem que ultimamente passo os findis estudando...). Mas tenho que admitir, não seria a mesma coisa sem pelo menos uma horinha conectada na Internet.

Acho que poderia ficar horas e horas divagando sobre isso. Tanto é que este já foi assunto de ótimas conversas com meus amigos. Mas não é sobre as vantagens e desvantagens da Internet que eu quero falar, e sim, sobre meus amigos "virtuais".

A Internet tem se tornado cada vez mais pessoal. Hoje dispomos de diversos recursos que aproximam cada vez mais as pessoas. Porém, esse mundo digital, não é livre de defeitos. Uma das coisas que acontece com muita freqüência (eu acho que em quase todas as relações na Internet) é o esquecimento de que não estamos nos comunicando com um ser virtual, e sim, real. Uma pessoa, que assim como nós, tem sentimentos, sonhos, sorri, chora, vive no mesmo mundo que o nosso.

Noto que a maioria das pessoas não se lembra disso. E é por esse motivo que a maioria das amizades (se é que podemos chamar alguns "olás", algumas horas conversando, de amizade) duram por pouquíssimo tempo. Posso dizer que tenho o enorme privilégio de contar com amizades que, por enquanto, só são possíveis graças a esse "universo de bits". Tenho absoluta certeza de que estas amizades são sinceras, e que, apesar da distância, estamos ligados por um sentimento verdadeiro. Espero ter a possibilidade de conhecer pessoalmente alguns amigos que estão no outro extremo do nosso país.

Por isso, não concordo com a classificação que inúmeras pessoas fazem: amigos virtuais e amigos reais. Todos são amigos. Amigos de verdade... Amigos reais... Talvez seja preciso fazer uma análise do que é amigo... E além disso, entender que esse "mundo de bits" não cria seres virtuais, e sim, aproxima pessoas assim como eu e você...


Ps: Ainda não falei de um dos meus costumes responsável por muitas idéias publicadas aqui. Se não fosse isso, muita coisa seria esquecida... Se tem uma coisa que não pode faltar na minha bolsa, é meu caderninho e uma caneta. Já passei por inúmeras situações engraçadas por causa desse costume: o de escrever logo as idéias que surgem de repente. Hoje, por exemplo, estava escrevendo alguns trechos desse texto enquanto almoçava. Percebi que algumas pessoas olhavam, acho que com uma certa curiosidade... hehe. Mas estou com um probleminha... Meu caderninho está acabando. Preciso comprar urgentemente um novo. Ou será que tem alguém por aí que possa me dar um de presente? Só não esqueçam que tem que ser bonitinho, com um ursinho, anjinho, ou algo do gênero na capa. Opa, acho que já estou pedindo demais né?... hehe (Brincadeirinha!!!)

3 comentários:

Anônimo disse...

Cláu, é verdade... o que faz de um encontro, seja na Internet ou pessoalmente, significativo para as pessoas é o grau de interesse, comprometimento e sinceridade entre elas, ou seja, a base para toda verdadeira amizade. É claro que tudo isso poderia ser resumido pela palavra amor, mas como esse é um termo muito abrangente...

Bem, agradeço a Deus pela sua amizade e sei que ela vai durar para sempre, principalmente por causa de Jesus, que nos salvou para a vida eterna!

Bjossss
Eu =)

Anônimo disse...

puts isso é verade ja pensou ficar sem net...
sem condiçoes n gosto nem d pensar nisso!
ah a gente se donheceu pela net...e te adoro muito
te considero pra caralho...vc sabe disso!
muito obrigado por vc me escutar, sempre q preciso desabavar....q pena q moramos tao londe...+ a net nos aproxima!
Te adoro!
Diágoras Figueiredo

Anônimo disse...

oie migaaaaaaaa
muito legal seu post
espero q a gente ainda se encontre por ai
p deixarmos ainda mais real a nossa amizade
te adoro muitão!!!!
bjos!!!!