quarta-feira, novembro 10, 2004

Particularidades...

Idiossincrasia... Puxa, parece que acabei de insultar alguém... Mas não, não é nenhum insulto. Apesar de ser uma palavra um tanto estranha, não quer dizer nada de mal. Idiossincrasia é a maneira de ver, sentir, reagir, própria de cada pessoa. Ou seja, idiossincrasia é nada mais que as particularidades que cada um de nós possuímos.

Todos nós somos igualmente seres humanos, com os mesmos direitos e deveres. O que nos torna diferentes um dos outros são as nossas particularidades, não físicas, mas sim interiores.

Um exemplo disso é o que fazemos quando estamos nervosos. Alguns falam ou até mesmo riem descontroladamente. Já outros ficam calados, mordendo os lábios, roendo unha ou então, enrolando os cabelos com o dedo. O que acontece faz parte da idiossincrasia de cada um de nós. São essas particularidades de cada ser que o tornam uma pessoa interessante, única e insubstituível.

Se analisarmos, a melhor maneira de lembrar de uma pessoa é através de uma particularidade que esta tem. Por um detalhe, ou até mesmo, um costume bobo. Um amigo distante é sempre lembrado pelas gírias que falava, pelas músicas que você odiava mas que ele vivia cantando, pelas brincadeiras que fazia, pelo modo que lhe tratava e que agia, e até pela forma que ele lhe fazia rir. Você se apaixonou por alguém pela forma que este andava, sorria, ou até mesmo pela maneira como pronunciava seu nome. Aos olhos de muitos essas particularidades não têm o menor valor. Mas na realidade, cada um desses detalhes é que compõem uma pessoa e a fazem única, especial.

Em nossa vida já passaram e ainda vão passar inúmeras pessoas. Todas são únicas e insubstituíveis. Apesar de terem feito uma rápida passagem, nenhuma delas se foi sem ter deixado algo de si e levado algo de nós consigo. É por isso que notar e aceitar as particularidades de cada ser é importante. E antes de tudo, devemos olhar para nós mesmos e descobrir quais as nossas. Acredite, essa é uma tarefa difícil, mas com certeza muito gratificante. E até mesmo, engraçada... : )

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Cláu, não tinha atentado para esse detalhe das lembranças que temos das pessoas, mas de fato nos lembramos dessas característica que você falou... que engraçado! =) hauhauahuahu

Um abração
eu =)