terça-feira, janeiro 18, 2005

Refletindo...

Como foi seu dia?

O homem moderno é caracterizado por sua constante busca de conforto, realização e prazer. Olhando para o dia de hoje, como foram as suas reações, pensamentos e atitudes? Avalie a sua vida. Quanto você está contextualizado com o pensamento moderno?

Embora a busca de conforto, realização e prazer, não sejam em si algo pecaminoso, este estilo de vida leva o ser humano a uma vida negligente, egoísta, hedonista, exigente, inconseqüente, descomprometida com os outros e com o serviço cristão.

Em sua última oração juntamente com os discípulos, Jesus pediu a Deus o seguinte: "Não peço que os tires do mundo; e, sim, que os guardes do mal. Eles não são do mundo como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade" Jo 17:15-17. Viver no mundo e não ser permeado pelos valores do mundo. Este foi o pedido de Jesus a Deus Pai.

O pedido de Jesus não era apenas pelos discípulos, mas por mim e por você. Observe o que diz no versículo 20: "Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio deles". Deus quer que tenhamos uma vida livre dos valores do mundo. A cada dia enfrentamos a luta da nossa natureza carnal contra os padrões de Deus, alimentada muitas vezes pela tv, revistas, jornais, conversas, músicas, enfim, pelo mundo que nos cerca.

Quanto você está contextualizado com este mundo moderno? Se Deus fizesse uma avaliação sua de como você viveu seu dia de hoje, qual seria a sua nota? Você seria aprovado?

Onde você gastou mais energia neste dia:
*Murmurando ou encorajando?
*Incentivando e animando aos outros ou desanimado e desanimando a outros?
*Reclamando com Deus ou pedindo a Deus forças para continuar?


Pense nisso. Será que já não é hora de algumas mudanças?



No sábado passado, dia 15 de janeiro, pude ter o enorme prazer de participar de um grupo de jovens, em Caxias do Sul. O texto acima foi utilizado para o estudo neste dia e, realmente, me fez pensar muito sobre minhas atitudes. Tenho certeza que em muitos dias, não passaria nessa avaliação...

Quantas vezes a gente acorda desanimado e passa o dia inteiro assim. E, inúmeras vezes, é por um motivo não tão importante. O pior de tudo, é que a gente acaba transmitindo isso para quem está ao nosso redor. Acabamos fazendo mal as pessoas que nos cercam...

Um amigo uma vez me disse: "...Apesar de não controlarmos totalmente nossos dias, quem escolhe se o dia será bom ou não, somos nós mesmo... Se decidimos passar o dia de mau humor, não aproveitaremos nada dele, nada do que fizermos dará certo, e acabaremos influenciando negativamente as pessoas que nos cercam... Agora, se decidirmos passar o dia de bom humor, ele será muito proveitoso, as coisas serão bem feitas, e transmitiremos esse estado de espírito para as pessoas com quem convivemos, influenciando de forma possitiva o seu dia..."...

Acho que é exatamente isso que esse estudo quiz nos passar. Ao invés de ficarmos parados, lamentando pelo que não deu certo, reclamando de coisas que faltam, desanimando os outros ao invés de ajudá-los, devemos buscar forças para prosseguir, agradecer por tudo que conseguimos realizar e tentar refazer as coisas que não deram certo.

Adorei ter participado do grupo. Me fez muito bem. Além disso, toda a galera é muito atenciosa e simpática. Apesar de nunca tê-los visto antes, me senti entre conhecidos. Não lembro de todos os nomes agora (me desculpem...), mas mesmo assim mando um abração a todos vocês... Obrigada por compartilharem tanta coisa comigo...

2 comentários:

Anônimo disse...

Que 10, Cláu! Nem imagina como fico feliz que tenha gostado tanto do grupo! Seja sempre muito bem-vinda!!! Um bjo...

Anônimo disse...

oie migaaaa....bjinho de bom dia....hihi..acordei agora...13:30