sexta-feira, janeiro 07, 2005

Palavras...

Embora muitas vezes não percebamos, uma das armas mais fortes que o ser humano possue são as palavras. Podemos considerá-las uma "arma" de grande impacto, de enorme força, que muitas vezes causa danos irreparáveis. Mas, porque será que elas possuem tamanha força..?

Porque será que elas conseguem mover multidões, destruir amizades, abalar relacionamentos, gerar discussões, educar, magoar, ou até mesmo, tranqüilizar..?

As palavras têm esse "poder" pois, quando ditas, chegam rapidamente ao coração de quem as ouviu. É por isso que, muitas vezes, elas podem machucar muito mais do que um tapa. Podem deixar uma marca permanente... Ou então, podem transmitir confiança, carinho, calma...

Tem horas em que falamos da "boca pra fora", sem pensar, sem medir as conseqüências que essas palavras podem ter. Normalmente, quem as disse não consegue perceber o que essas palavras significaram para quem as ouviu. Porém, quem as ouve jamais esquece. Fica uma "feridinha" que, mesmo estando escondida, em algum momento, se manifesta novamente, gerando uma dor até, de certa forma, insuportável. Dor essa, não física. Justamente por isso que é de difícil cura.

Mas, por outro lado, as palavras curam. Quando ditas em um momento certo, de forma "calculada", podem trazer muita tranqüilidade. Uma dor causada por palavras pode ser curada com palavras. Só precisamos perceber nosso erro e imediatamente, tentar repará-lo. Embora, algumas vezes, não tenha como concertar totalmente o dano causado, pode ao menos amenizar o "machucado".

Me recordo que, quando estava no Jardim de Infância, aprendi as "Palavrinhas Mágicas". Eu e meus colegas achamos que a professora iria nos ensinar truques de mágica. Palavras como "Sinsalabim" ou "Abracadabra". Mas não era nada disso. Na hora não compreendemos a importância que essas palavras tinham mas hoje reconheço, elas realmente são mágicas. Um simples "Desculpa" pode mudar muita coisa. Um "Muito Obrigado", "Por Favor", "Com Licença" também...

Devemos utilizar as palavras apenas para boas ações e não para machucar. Utilizá-las para ensinar, tranqüilizar, auxiliar. Devemos cuidar quando nos dirigimos às pessoas. Não podemos ser inconseqüentes ao dispor dessa "arma".

Sigamos o exemplo de Jesus que muito fez utilizando, principalmente, uma coisa: as palavras.

3 comentários:

Anônimo disse...

oi migaaaaa
muito tri esse teu post...achei bem legal..interessante e verdadeiro...
sobre isso..
n gosto muito das pessoas q dizem as coisas na cara..as palavras as vezes podem machucar...como vc disse...elas chegam muito rapido ao coração...
mas se usadas para confortar alguem..elas tem um calor muito grande...

bjos miga...te adoro...
poxa..seus posts fazem a gente raciocinar de montão...
para de pensar cassio!!..para!!!!
rs...
bjos...

Anônimo disse...

oi garota....to meio p baixo...vc n ta on....
aqui ta chovendo...mo saco...
bjos...

Anônimo disse...

Bacana este texto! Como os outros... Senti tua falta hj no chat do msn... Um abraço