segunda-feira, novembro 06, 2006

...Pensamentos desconexos...

Chove. O barulho da chuva no asfalto.
Os pingos batendo no vidro da janela, escorrendo lentamente.

Parece cena de filme, um momento propício para escrever. Essa é a cena que vem à minha mente muitas vezes, quando imagino algum poeta sentado na penumbra, versando. Jamais consegui ser personagem de uma cena assim. A sacada impede os pingos da chuva de chegarem até a minha janela.
*
Pelas caixas de som a voz de Gessinger invade meu quarto. Não há som de chuva, nem de carros, nem vozes. Apenas os acordes, a voz de Gessinger e o barulho das teclas misturando-se. A mente turbilhando em pensamentos que aos poucos se transformam em palavras.
*
Acho que nos impressionaríamos se nos fosse possível calcular a quantidade de idéias que a gente perde ao longo da vida. Aquela idéia que surge na viagem de ônibus, no meio do banho, na rua, no escuro do quarto enquanto se tenta dormir. Em nenhuma dessas vezes é possível tomar nota e então a nossa memória deixa o esquecimento engolir as idéias, uma a uma. Depois, fica o sentimento de que um ótimo texto ou um perfeito poema foi perdido.
*
Me impressiona o fato de a maioria das pessoas acreditarem que não existe felicidade quando não se está amando. Parece que é imposto e imprescindível que estejamos apaixonados, o tempo inteiro. Quando não se ama, não se pode ser feliz? Afinal, o que é felicidade? Será mesmo que, com tanta gente "sozinha" por aí, todos sejam infelizes?
Felicidade é coisa que se contrói aos poucos. Cada um contrói a sua. E nenhuma felicidade pode ser baseada em alguém. Ou você é feliz por você mesmo, ou não é verdadeiramente feliz.
*
Tudo é relativo. Tudo tem um lado positivo, é uma questão de "visão". Depende da forma como se enxerga. Ou se quer enxergar. Cada um de nós decide se quer sorrir ou chorar; se quer encarar tudo como erros e derrotas, ou como aprendizados e chances de crescer como ser humano.
*
Com o tempo a gente descobre que, dificilmente, a primeira impressão é a que realmente fica. As pessoas nos impressionam todos os dias. Jamais se conhece alguém por completo. Jamais a gente vai se conhecer por completo.
*

Não, eu não deixei de escrever poesia e muito menos esqueci das Portas Secretas. Também não abandonei o detetive Watson e seu felino Sherlock. Apenas tinha vontade de desfiar palavras, de pelo menos uma vez postar aqui os pensamentos desconexos que todos os dias invadem as páginas da minha agenda.
*

"Hoje eu acordei, agora eu sei, viver no escuro..."
Ilex paraguarienses - Engenheiros do Hawaii

5 comentários:

Anônimo disse...

Bah, nem me fala...as vezes antes de dormir tenho uma baita ideia, e dá uma preguiça de levantar da cama pra anotar. E no dia seguinte fico lah com o maior sentimento de culpa por ter esquecido!! hehehe

bjao amiga!

Anônimo disse...

Gessinger é um cara que aduba as idéias! (não no sentido de que ele faz "m.", mas que inspira, hehe!). Bah, esse negócio das idéias perdidas é muito real! Acho que quando uma idéia 'se acha' boa demais ela rejeita nossa mente e foge pra "Idéialândia", hehehe! Mas, deixando um pouco das viagens de lado e falando sobre felicidade, creio que a questão não é amar, mas se sentir amado. Nunca ouvi falar de uma pessoa mal-amada feliz. Mas, há quem ame direito nesse mundo? Acho q ninguém ama o tanto quanto necessitamos para "encher nosso tanquinho". Bem q vc disse que "nenhuma felicidade pode ser baseada em alguém". E muito menos em coisas (vide http://www.carolrp4.zip.net/). A alegria vem pela fé, mas não a que é comumente difundida por aí. Por isso a escasses de felicidade, pela ausência de fé, ou a fé distorcida, a fé idiota. E sobre lado positivo: um barco a vela não anda dependendo da direção do vento, mas sim conforme o ajuste das velas. Bom, esse comentário já tá muito longo. Tchau!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Oi Clau,

Não se preocupe as idéias e os poemas não são engolidos pelo esquecimento... Nós é que, por momentos mágicos e muito rápidos, podemos enxergar um pouco do que se passa dentro de nós. A poesia, inata de cada um, está sempre lá, lá dentro do ser, os textos e as idéias também... Talvez alguém diga que estou sendo um tanto platônico ou até mesmo gnóstico, mas não é nada disso. Tudo que vivemos, sonhamos e acreditamos é guardado para ser um dia utilizado ou re-utilizado. E o lugar onde estocamos tudo isso é o que a psicanilise chama de subconsciente. O fato é que, de alguma maneira misteriosa, em momentos especiais, a matéria prima da expressão, guardada dentro de nós, vem à tona e se concretiza de diferentes formas. O que precisamos fazer é conhecer melhor a essência da matéria ainda informe, se quisermos colocar "em palavras" o que somos.

Estou louco pra arranjar tempo pra começar ler Riccoeur, pois ele gosta de escreve sobre esses assuntos. Um livro que me recomendaram dele foi: A Metáfora Viva.

Bjo e obrigado pela reflexão! Foi o espelho que eu procurava! =)

Anônimo disse...

Isso aih Claudinha... colokar nossas idéias e pensamentos, msm q desconexos, ao alcance das pessoas eh algo q soma muito no sentido de dar a oportunidade das pessoas nos ver com os olhos abertos; o q soma tbem um maior respeito pela pessoa q realmente somos...

uhumm tbem kero a continuação do Detetive Watson

bjokas,
Mari